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Formações em Saúde
Comunicação na Prestação de Cuidados de Saúde


Objectivos específicos

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Este módulo visa dotar os formandos de capacidades nas seguintes linhas de ação:

  • Caracterizar as diferentes técnicas de comunicação de acordo com o tipo de interlocutor.
  • Identificar o tipo de informação que pode prestar no seu âmbito de intervenção.
  • Explicar que as tarefas que se integram no seu âmbito de intervenção terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde.
  • Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.
  • Aplicar técnicas de comunicação no atendimento telefónico em serviços de saúde.
  • Aplicar técnicas de comunicação na interação com o utente no atendimento presencial em serviços de saúde.
  • Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas.
  • Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes contextos institucionais no âmbito dos cuidados de saúde.
  • Explicar a importância da cultura institucional no agir profissional.
  • Explicar a importância de comunicar de forma clara, precisa e assertiva.
  • Explicar a importância de demonstrar interesse e disponibilidade na interação com utentes, familiares e/ou cuidadores.
  • Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.
  • Explicar o dever de agir em função das orientações do profissional de saúde e sob a sua supervisão.
  • Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros.
  • Explicar a importância de respeitar os princípios de ética no desempenho das suas funções.



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