Formação > Formações em Saúde > Comunicação na Prestação de Cuidados de Saúde
Formações em Saúde
Comunicação na Prestação de Cuidados de Saúde


Objectivos específicos

Este módulo visa dotar os formandos de capacidades nas seguintes linhas de ação:

  • Caracterizar as diferentes técnicas de comunicação de acordo com o tipo de interlocutor.
  • Identificar o tipo de informação que pode prestar no seu âmbito de intervenção.
  • Explicar que as tarefas que se integram no seu âmbito de intervenção terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde.
  • Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.
  • Aplicar técnicas de comunicação no atendimento telefónico em serviços de saúde.
  • Aplicar técnicas de comunicação na interação com o utente no atendimento presencial em serviços de saúde.
  • Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas.
  • Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes contextos institucionais no âmbito dos cuidados de saúde.
  • Explicar a importância da cultura institucional no agir profissional.
  • Explicar a importância de comunicar de forma clara, precisa e assertiva.
  • Explicar a importância de demonstrar interesse e disponibilidade na interação com utentes, familiares e/ou cuidadores.
  • Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.
  • Explicar o dever de agir em função das orientações do profissional de saúde e sob a sua supervisão.
  • Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros.
  • Explicar a importância de respeitar os princípios de ética no desempenho das suas funções.



Inscreva-se aqui Download de folheto informativo